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Hierarquia dos Anjos - Estrutura da Hierarquia dos Anjos - Hierarquia dos Anjos

HIERARQUIA DOS ANJOS - HIERARQUIA DOS ANJOS - HIERARQUIA DOS ANJOS

~ A Hierarquia dos Anjos ~

Os anjos ao longo da história, tiveram categorias (coros, hierarquias) diversas de acordo com estudiosos e épocas diferentes. Vamos a elas! A mais influente das tais hierarquias dos anjos foi estabelecida pelo Pseudo-Dionísio, o Areopagita entre os séculos IV e V, através de seu livro "De Coelesti Hierarchia".

A fonte primária, as bases, do estudo dos anjos são as citações bíblicas, como quando três anjos apareceram a Abraão. Isaías cita serafins; Tobias foi acompanhado por um anjo; a Virgem Maria recebeu uma visita angélica na anunciação do futuro nascimento de Cristo, e o próprio Jesus fala deles em vários momentos, como quando sofreu a tentação no deserto e na cena do horto das oliveiras, quando um anjo lhe fortalecia antes da Paixão.

São Paulo faz alusão a cinco ordens de anjos. Depois foi São Dionísio um dos primeiros a propor um sistema organizado do estudo dos anjos e seus escritos tiveram muita influência, mas foi precedido por outros escritores, como São Clemente, Santo Ambrósio e São Jerônimo. Na Idade Média surgiram muitas outras hierarquias, algumas baseadas na do Areopagita, outras independentes, sugerindo uma hierarquia bastante diferente. Alguns autores acreditavam que apenas os anjos de classes inferiores interferiam nos assuntos humanos.

Tradições esotéricas cristãs também foram invocadas para se organizar um quadro mais exato. As classificações propostas na Idade Média são as seguintes:

*** São Clemente, em Constituições Apostólicas, século I ***

1. Serafins, 2. Querubins, 3. Éons, 4. Hostes, 5. Potestades, 6. Autoridades, 7. Principados, 8. Tronos, 9. Arcanjos, 10. Anjos, 11. Dominações.

*** Santo Ambrósio, em Apologia do Profeta David, século IV ***

1. Serafins, 2. Querubins, 3. Dominações, 4. Tronos, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Anjos, 9. Arcanjos.

*** São Jerônimo, século IV ***

1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Dominações, 5. Tronos, 6. Arcanjos, 7. Anjos.

*** Pseudo-Dionísio, o Areopagita, em De Coelesti Hierarchia, c. século V ***

1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.

*** São Gregório Magno, em Homilia, século VI ***

1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Principados, 6. Potestades, 7. Virtudes, 8. Arcanjos, 9. Anjos.

*** Santo Isidoro de Sevilha, em Etymologiae, século VII ***

1. Serafins, 2. Querubins, 3. Potestades, 4. Principados, 5. Virtudes, 6. Dominações, 7. Tronos, 8. Arcanjos, 9. Anjos.

*** João de Damasco, em De Fide Orthodoxa, século VIII ***

1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Potestades, 6. Autoridades (Virtudes), 7. Governantes (Principados), 8. Arcanjos, 9. Anjos.

*** São Tomás de Aquino, em Summa Theologica, (1225-1274) ***

1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.

*** Dante Alighieri, na Divina Comédia (1308-1321) ***

1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Arcanjos, 8. Principados, 9. Anjos.

 

De todas estas ordenações a mais popular hoje em dia, deriva do Pseudo-Dionísio e de São Tomás de Aquino, que divide os anjos em nove coros, agrupados em três tríades. É desta hierarquia dos anjos que vamos tratar, a partir de agora:

• Os Serafins, os Querubins e os Tronos

• As Dominações, as Virtudes e as Potestades

• Os Principados, os Arcanjos e os Anjos

A distinção dos anjos em nove coros, agrupados em três hierarquias diferentes, mesmo que não conste explicitamente na Revelação, é de crença geral.

Os três coros da primeira hierarquia, glorificam a Deus, como diz a Sagrada Escritura:

"Vi o Senhor sentado sobre um alto e elevado trono... Os Serafins estavam por sobre o trono... clamavam um ao outro e diziam:

Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos exércitos (Is. 6, 1-3). O Senhor reina... está sentado sobre querubins" (Sl. 98, 1).

Os três coros inferiores aos acima enunciados estão relacionados com a conduta geral do universo. E os três últimos Coros dizem respeito a conduta particular dos Países, das instituições e das pessoas.

Os 9 Coros Angélicos (cada coro é regido por um príncipe), agrupados em três hierarquias (ou tríades):

1ª Hierarquia dos Anjos ou Tríade:

1 - SERAFINS — do grego "séraph", abrasar, queimar, consumir. Assistem ante o trono de Deus e é seu privilégio estar unidos a Deus de maneira mais íntima, nos ardores da caridade. Príncipe: METATRON

2 - QUERUBINS — do hebraico "chérub", que São Jerônimo e Santo Agostinho interpretam como "plenitude de sabedoria e ciência". Assistem também ante o trono de Deus, e é seu privilégio ver a verdade de um modo superior a todos os outros Anjos que estão abaixo deles. Príncipe: RAZIEL

3 - TRONOS — algumas vezes são chamados "Sedes Dei", (Sejas de Deus). Também assistem ante o trono de Deus, e é sua missão assistir aos Anjos inferiores na proporção necessária. Príncipe: TSAPHKIEL

2ª Hierarquia dos Anjos ou Tríade:

4 - DOMINAÇÕES — São assim chamados porque dominam sobre todas as ordens angelicais encarregadas de executar a vontade de Deus. Distribuem aos Anjos inferiores suas funções e seus ministérios. Príncipe: TSADKIEL

5 - VIRTUDES — cujo nome significa "força", são encarregados de eliminar os obstáculos que se opõem ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina Providência. Príncipe: RAPHAEL

6 - POTESTADES — ou "condutores da ordem sagrada", executam as grandes ações que tocam no governo universal do mundo e da Igreja, operando para isso prodígios e milagres extraordinários. Príncipe: CAMAEL

3º HIERARQUIA DOS ANJOS OU TRÍADE:

7 - PRINCIPADOS — Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e as dioceses; são assim denominados pelo motivo de que sua ação é mais extensa e universal. Príncipe: HANIEL

8 - ARCANJOS — São enviados por Deus em missões de maior importância junto aos homens. Príncipe: MIKAEL

9 - ANJOS — Os que têm a guarda de cada pessoa em particular, para desviá-la do mal e encaminhá-la ao bem, defendê-la contra seus inimigos visíveis e invisíveis, e conduzi-la ao caminho da salvação. Velam por sua vida espiritual e corporal e, a cada instante, enviam as luzes, forças e graças que necessitam. Príncipe: GABRIEL

Veja nas imagens abaixo, os coros, seus nomes em hebraico, e mais características:

Veja nestas imagens, a hierarquia dos anjos, e seus respectivos príncipes, note que há bem abaixo, uma última categoria, totalizando dez. Nesta imagem da hierarquia dos anjos encontram-se as Almas Glorificadas, suas características também encontram-se no quadro acima.

A Cabala nos fala, também, dos Aishin, que são as “Almas Glorificadas” e que comunicam à humanidade as invenções e os conhecimentos Divinos.            

São Almas Glorificadas segundo os hindus:

1) Avatares, o mais próximo de Brahman;

2) Ameshas;

3) Kalas;

4) Vibutis;

5) Umaras;

6) Rishis;

7) Manus;

8) Munis;

9) Maadevas; e

10) Devas.

 

Segundo os Budistas:

1) Budas;

2) Pratyeka-Budas; e

3) Bodi-Satyas.

 

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