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O AUTOCUIDADO NESSES TEMPOS DESAFIADORES Por Elaine di Lell

O AUTOCUIDADO NESSES TEMPOS DESAFIADORES Por Elaine di Lell

Creio que nenhum de nós supôs que teríamos uma experiência tão peculiar e complexa como essa que estamos vivendo. Uma simples saída de casa se configura em uma ameaça, nos deparamos com divergências de opiniões, crise política, financeira e humanitária. Em um curto espaço de tempo experimentamos mudanças bruscas na rotina, no modo de viver, trabalhar, se relacionar e o futuro ficou ainda mais incerto. Há muitas famílias sofrendo por doenças, perdas e escassez de recursos.


Esse é um cenário fortemente impactante que repercute na mente, nas emoções e no físico, desencadeando processos internos que causam desequilíbrios, que por sua vez, geram vários sintomas, como insegurança, raiva, tristeza, medo, ansiedade e vulnerabilidade. No corpo aparecem dores musculares, tensão, taquicardia, cansaço, dor de cabeça, alteração na respiração, no sono e no apetite. A mente fica cansada, confusa e com dificuldade de concentração.

Se estiver com algum desses sintomas, sabe que provocam desconfortos, prejudicam o desempenho e nem sempre fica claro como lidar com eles, mas é possível alterar esse quadro, adotando estratégias de autocuidado, que apoiarão o restabelecimento do equilíbrio natural. E para isso, é importante refletir sobre quais são as suas necessidades atuais, o que tem feito por elas, o que mais pode fazer e como se apoiará a partir de agora.

Seguem algumas sugestões de como praticar o autocuidado, para você se inspirar e ampliar seu repertório.

Podemos nos ajudar pela maneira como nos posicionamos frente a situação negativa, o como a interpretamos e reagimos a ela determinará a consequência em nós. Ao mudar nossa forma de encarar a situação, mudamos a resposta do nosso corpo frente a essa situação!

Adotar um diálogo interior positivo alivia o estresse, fortalece a autoestima e a esperança, e isso não quer dizer ficar indiferente, se iludir e fantasiar a realidade, significa ampliar a perspectiva da compreensão, observar e analisar sem as interpretações de crenças limitantes e perceber as oportunidades de crescimento, mudança e superação.

Nossas emoções têm sempre alguma coisa a nos revelar, se aquiete para identificá-las. Quais sentimentos estão presentes em você? Seja o que for, reconheça sem crítica e julgamento, porque isso te ajudará a entender melhor o seu processo e o seu momento. Acolha seus sentimentos com gentileza, verifique o que pode fazer sobre eles. Se for algo muito forte, ou que não se sentir em condições de lidar sozinho, busque apoio emocional junto a pessoas que você confia, e se for o caso, contate um profissional.

A mente também precisa de atenção e de momentos de relaxamento para aliviar a pressão no sistema nervoso. Uma técnica excelente e muito simples de executar, é a respiração consciente, que consiste em fazer breves pausas ao longo do dia para inspirar profundamente, prender o ar por poucos segundos e soltá-lo devagar, você pode repetir quantas vezes desejar. Aquietar e relaxar a mente regularmente aumenta o foco mental e melhora a qualidade do sono, dentre outros benefícios.

Para ajudar o corpo a se restabelecer, alimente-se saudavelmente e pratique atividade física para liberar endorfina, que aumenta o bem-estar e o prazer, alivia as tensões, reduz o estresse e a ansiedade. Faça exercícios simples dentro de casa, dance, caminhe, alongue-se e movimente-se diariamente.

Desenvolver atividades que geram alegria, satisfação e realização nos revitaliza, sentimos mais energia e disposição. Lembre-se de incluir na agenda momentos para descontração, diversão e para coisas que ama fazer. Capriche na criatividade!

Praticar o autocuidado é um ato de amor próprio e envolve a todo momento, fazer escolhas conscientes para potencializar seu bem-estar e sua performance. Explore outras possibilidades, faça sua lista pessoal de estratégias e coloque em prática.

Tanto este momento diferenciado, quanto o que virá a seguir, requerem o nosso melhor para podermos lidar com as incertezas, encarar o novo, acompanhar o ritmo das mudanças e colaborar com os outros, e para isso precisamos estar bem. Cuide-se!

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